terça-feira, 16 de agosto de 2011

As ‘Garôtas de Alceu!’


Já ouviu falar do trabalho do ilustrador Alceu Penna?? Não? A professora de ‘História da Moda no Brasil’ nos mostrou o seu trabalho e eu fiquei encantada. Resolvi falar um pouquinho sobre ele no blog porque se fala tanto nas pin-ups americanas e na sua influência na moda e muitas vezes não conhecemos trabalhos interessantes surgidos aqui no Brasil!! Bem, Alceu ilustrou para a revista O Cruzeiro por 26 anos e encantou o Brasil com o trabalho que ficou conhecido como: “As Garotas do Alceu”. A idéia nasceu do chefe da redação de O Cruzeiro que precisava fazer com que o veículo, que tinha o foco no público feminino, também atraísse a atenção dos homens. Inspirado nas pin-ups americanas do jornal The Saturday Evening Post, as Gibson Girls, de Charles Dana Gibson, Alceu que Penna fez trabalho semelhante, mas com estilo brasileiro. O anúncio do trabalho descrevia muito bem as suas garotas:
“‘As Garôtas’ são a expressão da vida moderna. ‘As Garôtas’, endiabradas e irrequietas, serão apresentadas todas as semanas em O Cruzeiro, desenhadas por Alceu, o mais malicioso e jovem dos nossos artistas. ‘As Garôtas’, em duas páginas em cores, constituem um dos hits de O Cruzeiro, a revista que acompanha o ritmo da vida moderna.”

 
E deveras tais garotas movimentaram uma época. Os  penteados, atitudes e expressões dessas meninas eram prontamente adotados pelas jovens modernas de seu tempo. As Garotas, por trás daqueles belos vestidos, maquiagem e agitos sociais, escondiam profundas contradições e conflitos femininos, onde a imagem conservadora da mulher se alternava com uma ousadia, apontando para um novo modelo de mulher.
 Podemos dizer que o trabalho de Alceu criou uma moda brasileira, determinou o comportamento, as escolhas, o jeito de vestir e até mesmo de enxergar a mulher de uma geração. Espero muito que seu trabalho não seja esquecido, pergunte a sua avó se ela se lembra das tais ‘garôtas’!  



Nenhum comentário:

Postar um comentário